Vaso sanitário de 2.400 anos descoberto na China pode ser um dos mais antigos de todos os tempos 

Vaso sanitário de 2.400 anos descoberto na China pode ser um dos mais antigos de todos os tempos 

Detalhes da descoberta oferecem uma visão rara do mundo privilegiado e competitivo da antiga elite governante do país

Arqueólogos na China encontraram vestígios do que pode ser o banheiro com descarga mais antigo do mundo.

Partes quebradas do banheiro de 2.400 anos, bem como um cano de descarga torto, foram desenterrados no verão passado por uma equipe de pesquisa entre ruínas de um antigo palácio no sítio arqueológico de Yueyang, na cidade central de Xi’an, segundo a mídia estatal chinesa.

Os detalhes da descoberta foram divulgados na semana passada, despertando interesse generalizado na China e oferecendo uma visão rara do mundo privilegiado e competitivo da antiga elite governante do país.

Descrito pelos pesquisadores como um “objeto de luxo”, acredita-se que o banheiro esteja localizado dentro do palácio, com um cano que leva a um fosso ao ar livre, de acordo com o jornal estatal China Daily.

Liu Rui, pesquisador do Instituto de Arqueologia da Academia Chinesa de Ciências Sociais, que fazia parte da equipe de escavação, disse à mídia estatal que o banheiro provavelmente teria sido reservado para oficiais de alto escalão durante o Período dos Reinos Combatentes (475-221 aC) e a posterior Dinastia Han (206 aC-dC 220). Ele acrescentou que os empregados provavelmente jogavam água no vaso sanitário toda vez que ele era usado.

“O vaso sanitário com descarga é uma prova concreta da importância que os antigos chineses atribuíam ao saneamento”, disse Liu, acrescentando que havia muito poucos registros de banheiros fechados nos tempos antigos.

O acesso a banheiros limpos e com descarga continua sendo um problema em partes da China moderna. No início de seu mandato, o líder chinês Xi Jinping prometeu “revolucionar” os banheiros do país, como parte dos esforços para melhorar a higiene rural.

“A questão do banheiro não é pouca coisa, é um aspecto importante da construção de cidades e campos civilizados”, disse Xi em um artigo no Diário do Povo estatal em 2018. “Este trabalho deve ser promovido como uma tarefa específica de revitalização rural e tais deficiências que afetam a qualidade de vida das pessoas devem ser preenchidas com grandes esforços”.

Antes da descoberta recém-anunciada, a invenção do primeiro vaso sanitário foi amplamente creditada ao cortesão inglês John Harington, que supostamente instalou um para a rainha Elizabeth no século 16, embora sistemas de drenagem de 4.000 anos de idade que poderiam ter sido conectados com banheiros foram encontrados no Noroeste da Índia.

As ruínas de Yueyang, a antiga capital do estado de Qin e mais tarde a primeira capital da dinastia Han, foram descobertas na década de 1980. A recente descoberta faz parte de um esforço mais amplo para entender as antigas dinastias chinesas, incluindo como as pessoas viviam e como suas cidades eram construídas, disse o Instituto em um comunicado anunciando as descobertas.

Os arqueólogos agora estão analisando amostras de solo coletadas do banheiro na esperança de descobrir o que as pessoas comiam naquela época, de acordo com o China Daily.

CNN Brasil

Leia também:

Fonte Terra

5/5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida

TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Registre-se

Registre-se para receber atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes

Entretenimento

Noticias Recentes

@2023 TV FLORIDA USA