Planalto tem congestionamento de nomeações e deixa aliados de Lula impacientes

BOMBA: “Governo Lula caiu em armadilha diplomática imposta pelos países ricos’”, diz Aldo Rebelo

Foto: Reprodução.

Aliados do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) têm relatado, reservadamente, impaciência com o tempo que o Planalto tem demorado para nomear os indicados para cargos no Executivo.

Um dos motivos para essa demora é a intenção do governo de testar a fidelidade de seus aliados políticos nas primeiras votações do Congresso e calibrar a disponibilidade de cargos para cada grupo de acordo com o resultado.

Mas também há outro motivo, segundo apurou o Poder360. A Secretaria de Relações Institucionais e a Casa Civil fazem triagens dos indicados para reduzir a possibilidade de serem nomeados bolsonaristas e antilulistas, entre outras restrições.

O processo é trabalhoso e vem causando um acúmulo de nomeações sem publicação. Mesmo indicações de políticos petistas estão atrasadas.

A preocupação com o assunto já foi externada publicamente pelo próprio Lula. O presidente disse, na 3ª feira (14.fev.2023), que ainda não terminou de montar o governo porque precisa “tirar bolsonaristas que estão lá escondidos às pencas”.

O grupo político de Lula teve um estresse causado por indicação feita sem triagem ainda durante a transição de governo.

Em 20 de dezembro, Flávio Dino (PSB), que se tornaria ministro da Justiça depois da posse, anunciou Edmar Camata como diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal.

Nas horas seguintes, foi divulgada foto antiga das redes sociais de Camata ao lado de Deltan Dallagnol, que foi coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Paraná –justamente a operação que levou Lula à prisão.

No dia seguinte, 21 de dezembro, Dino recuou da nomeação. “Não há avaliação negativa quanto às questões morais dele. É puramente política”, disse ele à época.

Há diversas situações em que o acordo político está fechado há tempos e a oficialização ainda não veio. O ex-deputado Rodrigo Agostinho (PSB), por exemplo, já capitaneia o Ibama, mas ainda não está nomeado.

Créditos: Poder360.

Leia também:

Fonte Terra

5/5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida

TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Registre-se

Subscribe my Newsletter for new blog posts, tips & new photos. Let's stay updated!

Entretenimento

Noticias Recentes

@2023 TV FLORIDA USA