A Alemanha é hoje a maior economia da Europa, e quarta maior do mundo. Mas como exatamente ela fez isso, mesmo perdendo duas guerras mundiais?
⏳ Curso de Inglês que eu recomendo:
Comenta abaixo o que achou desse vídeo. Compartilha ele com um amigo ❤
💸 Curso que eu recomendo para Criar Negócios na Internet:
🐱👤[VÍDEO SECRETO] Como Eu Criei Meu Negócio no Youtube:
🎬 Curso de Edição de Vídeo:
🔒 AULÃO: Como Criar um Negócio a Prova de Crises:
📲 AULA GRÁTIS: Como Criar um APP sem Programar:
🚀 Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
ASSISTA TAMBÉM:
MUSK vs BEZOS: Qual será o primeiro TRILIONÁRIO?
STARLINK: A Internet do Futuro?
Como o 5G Pode Mudar as Nossas Vidas:
Por Que a Apple Vale Tanto?
As UNIVERSIDADES vão ACABAR?!
As Profissões que vão DESAPARECER:
00:00 INSCREVA-SE
02:41 As origens do sistema educacional alemão e por que isso importa
04:14 O período entreguerras e a ascensão de Hitler
05:06 Depois de Hitler
06:29 O julgamento do século
07:35 Duas nações alemães sob um único território alemão
08:18 O milagre econômico alemão
11:53 A reunificação
14:43 O que podemos aprender com isso tudo?
A segunda guerra mundial foi a maior e mais mortal guerra da história. Seus personagens e até suas batalhas já viraram filmes, livros e documentários. Eles nos servem hoje para entender o horror dos que sofreram com o ocorrido. Comumente vejo a guerra como algo muito distante em um mundo completamente diferente do que vivemos hoje, e conhecendo mais sobre a guerra e sua brutalidade, não consigo imaginar superar facilmente tamanho trauma. Se pensarmos que a guerra ocorreu há somente 76 anos atrás, e que potencialmente nossos avós ou bisavós estavam vivos, a sensação é de que a guerra é algo recente, e a recuperação da Alemanha se torna ainda mais notória, inclusive quando pensamos que todo o ocorrido foi desencadeado pela primeira guerra mundial, onde ela acabou derrotada e devastada.
Passados os 76 anos, a Alemanha hoje é a maior potência europeia e a 4ª maior potência mundial, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão.
No ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial de 2019, a Alemanha ocupava a 7ª posição: nada mal pra um país que menos de um século atrás quase entrou em colapso.
Além disso, ela é amplamente reconhecida como líder científica e tecnológica em vários setores, da metalurgia à química.
Dentre as empresas negociadas na bolsa, em relação ao faturamento, de acordo com o Fortune Global 500, 37 estão sediadas na Alemanha, sendo as 3 maiores:
Dailmer
Volkswagen
Siemens
Tudo isso leva a gente a crer que a Alemanha sempre foi um país seguro e estável.
Mas se a gente voltar um pouco no tempo, vai ver que nos últimos 100 anos, a Alemanha passou de uma monarquia destituída pra uma democracia falida, mergulhou numa das piores ditaduras da história, protagonizou duas guerras mundiais, foi ocupada e dividida ao meio e, por fim, passou por uma reunificação, algo que nenhum outro país do mundo sequer considerava possível.
Mesmo assim, a Alemanha ainda é vista como um exemplo não menos que brilhante de um país altamente funcional.
Como ela conseguiu essa façanha? Pra responder essa pergunta, a gente precisa voltar um pouco no tempo e entender de onde vem o brilhantismo desse país – guerras à parte.
source