Deputados estão proibidos de chamar Lula de bandido: PT propõe censurar atas da Câmara por constar que Lula é bandido, VEJA VÍDEO

Lula, Barroso e Felipe Neto são chamados para fórum sobre regulação das redes sociais

O presidente eleito, Lula (PT), durante entrevista coletiva, depois de sair de uma reunião com a equipe de transição, em Brasília

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) criticou a proposta do PT de censurar atas da Câmara em que o presidente Lula é chamado de “bandido”. “Se dissermos que Lula é honesto, aí, sim, estaremos cometendo fake news“, disse o congressista, na sexta-feira 11. “Isso é um absurdo.”

Segundo van Hattem, a ideia partiu do deputado Tadeu Veneri (PT-PR), que ficou descontente com falas de colegas, segundo as quais Lula é ladrão. “Esse é o PT que adora bradar ser contra a censura, mas, na prática, quer definir até o que você pode ou não dizer”, disse Van Hattem.

Desde a decisão do ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, de determinar a incompetência da vara federal de Curitiba para julgar Lula, a esquerda tem vendido a tese segundo a qual o petista é inocente.

Lula ficou preso por quase dois anos, na sede da Polícia Federal, em Curitiba, por ações no âmbito da Lava Jato. Entre 2017 e 2019, o ex-presidente foi condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva em três instâncias, julgado por nove juízes, mas em 2021 teve as sentenças anuladas por Fachin, em razão de entendimento de erro processual por incompetência de foro. Em janeiro deste ano, a 12ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal arquivou ação contra Lula, por causa da extinção da punibilidade por prescrição.

Em junho de 2021, o STF considerou Sergio Moro parcial no caso do triplex e anulou também aquela condenação. O entendimento sobre a parcialidade se estendeu a outros processos, e todas as ações voltaram à estaca zero. Os procedimentos não significam que o petista tenha sido absolvido, visto que as decisões foram por anulação e arquivamento das sentenças.

Das 11 acusações mais conhecidas de que Lula foi alvo da Justiça durante o período em que foi presidente da República, o petista só conseguiu ser absolvido em três, isso porque faltaram provas. As demais todas se incluem nos casos de arquivamentos, erros processuais ou foram suspensas.

Veja o vídeo




Leia também:

Fonte Terra

5/5

Compartilhe nas suas Redes Sociais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Parceiros TV Florida

TV Florida USA – A sua TV Brasileira nos Estados Unidos

Registre-se

Registre-se para receber atualizações e conteúdo exclusivo para assinantes

Entretenimento

Noticias Recentes

@2023 TV FLORIDA USA