O Teatro das Tesouras é uma série sobre as eleições no Brasil, envolvendo principalmente o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Cada episódio foca em um ano eleitoral do Brasil. O terceiro aborda o cenário político brasileiro em 1998.
A eleição presidencial em 1998 teve um único turno. Os principais candidatos na disputa foram: Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PPS).
Essas eleições foram importantes para pensar o que era melhor: privatizar ou estatizar. Por 4 anos, FHC controlava a inflação. Apesar disso, os gastos do governo não foram controlados. FHC queimava reservas de dólares.
Havia crise na Rússia e na Ásia, mas no Brasil existia aparência de estabilidade.
Pela terceira vez Lula repetia suas pautas: Revolução agrícola e social e reforma trabalhista. Dessa vez, Leonel Brizola estava ao seu lado como vice presidente.
Ciro Gomes também concorreu, mas não teve chance. Mais uma vez houve polarização entre PT e PSDB.
FHC se recusou a participar dos debates. Sem ele, os outros também não poderiam debater. Toda a propaganda foi feita no horário eleitoral gratuito. Fernando Henrique, por ser o atual presidente na época, era o que mais aparecia na televisão.
Todos queriam a reeleição em 1998. Foi a primeira realizada com urnas eletrônicas. Neste ano, entrou no Brasil o voto eletrônico. FHC foi reeleito pelo sucesso do real e pela descredibilidade de Lula.
O PT fez 13 pedidos de impeachment ao Congresso.
Em 11 de março de 1999, mais de 50 milhões de pessoas ficaram sem luz. Foi o problema na Estação de Furnas. Houve falta de investimento no setor de energia, levando a risco de apagões.
Em 21 de janeiro de 2002, um novo blackout atingiu 10 estados brasileiros. Houve caos, acidentes e crise.
A inflação ressurgiu e o Brasil precisou recorrer ao FMI. Para 2002, FHC não poderia concorrer e já estava com baixa popularidade.
source